terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pinhão: receitas, informações e utensílios específicos para consumo da iguaria

Receitas com pinhãoReceitas com o pinhão são típicas dos períodos frios, especialmente das festas juninas. São inúmeros os modos de preparo para o pinhão, incluindo o mais simples, que consiste em apenas fervê-lo com água e sal.

Outras receitas como o tradicional entrevero, muito consumido no sul, exigem mais dedicação. As receitas para os dois modos de prepado citados podem ser encontradas abaixo, bem como dicas sobre como descarcar o pinhão - e aí vem uma sugestão de presente criativo bem legal.


Como descascar pinhão
Antes de descarcar o pinhão com a mão você deverá cozinhá-lo. O modo de preparo pode facilitar na hora de consumir o alimento. Antes de levá-lo para a panela, corte a ponta sem atingir o pinhão em si. Faça ainda um delicado corte longitudinal na casca e em seguida inicie o cozimento.

Se você não quiser correr o risco de machucar as pontas dos dedos ou de danificar as unhas, pode utilizar o descascador de pinhão! Esta é a nossa dica de presente. Quem já comeu pinhão sabe como é chato descascá-lo.




Descascador de Pinhão

Comprar o descascador de pinhão

Porém, há alguns truques que facilitam o consumo do pinhão mesmo sem o descascador. O vídeo abaixo mostra como descascar pinhão de um modo prático, sem utilizar nenhum tipo de instrumento.




Receitas de
Pinhão: Como cozinhar pinhão
O Pinhão cozido é o modo clássico de preparo. Cozinhar o pinhão é bastante simples. Coloque um quilo do alimento na panela de pressão e adicione água até cobrir os pinhões por completo e ultrapassar certa de quatro dedos. Adicione uma colher de sopa de sal, mexa bem e leve ao fogo por 45 minutos. Depois é só servir.


Receitas de Pinhão: Como preparar o entrevero gaúcho
Ingredientes para preparar o entrevero. As quantidades listadas abaixo são suficientes para 10 porções.
  • 1 kg de pinhão cozido
  • 200 g de bacon
  • 1/2 kg de alcatra
  • 1/2 kg de carne de porco
  • 300 g de calabresa
  • 1/2 kg de batata
  • 2 pimentões verdes, vermelhos e outros legumes variados
  • 2 cebolas
  • 6 dentes de alho
  • Sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino branca
  • 1 colher de manjericão e salsinha
Receitas de Pinhão: Como preparar o entrevero gaúcho

Corte as batatas em cubo e coloque-as para cozinhar, retire do fogo antes que elas amoleçam de mais. Em uma caçarola à parte, frite o bacon e passe-o para outro recipiente. Utilize a mesma gordura para dourar a calabresa fatiada em rodelas finas.

No mesmo óleo do refogue a alcatra e a carne de porco, ambas cortadas em cubos. Refogue também a cebola e o alho, em seguida o pimentão. Coloque a batata cozida na caçarola e salgue a gosto.

Jogue o bacon frito, a calabresa, a alcatra e a carne de porco na caçarola. Este é o momento de acerescentar o pinhão cozido cortado em cerca de quatro partes. Coloque a pimenta, o manjericão e a salsinha. Prove para ver se há a necessidade de mais sal.

Após cozinhar por mais 30 minutos, o preparo estará pronto para servir. O arroz branco é um ótimo acompanhamento. Uma salada de sua preferência também cai muito bem.


Quais são os valores nutricionais do pinhão sem casca?
Quantidade 100 gramas
Água (%) 6
Calorias 571,43
Proteína (g) 10,71
Gordura (g) 60,71
Ácido Graxo Saturado (g) 9,64
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 23,21
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 26,07
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 17,86
Cálcio (mg) 7,14
Fósforo (mg) 35,71
Ferro (mg) 3,21
Potássio (mg) 635,71
Sódio (mg) 71,43
Vitamina A (UI) 35,71
Vitamina A (Retinol Equivalente) 3,57
Tiamina (mg) 1,25
Riboflavina (mg) 0,21
Niacina (mg) 4,29
Ácido Ascórbico (mg) 3,58


Saiba mais sobre o Pinhão
Na verdade, todas as sementes das famílias de plantas conhecidas popularmente como pinheiros e araucárias (pinaceaes e araucariaceaes respectivamente) são denominadas como pinhão. Mas são das pinhas do pinheiro-brasileiro (Araucaria angustifolia) que derivão o pinhão tão famoso das festas típicas e da culinária tradicional.

Como as araucárias são encontradas com facilidade na região sul, especialmente no Paraná, são nesses estados que o alimento é mais apreciado. Em São Paulo e Minas Gerais as árvores que originam o pinhão tambémsão encontradas, mesmo que em menor quantidade, contribuindo para a popularização da semente.

O consumo da iguaria ocorre desde antes da colonização portuguesa. O pinhão fazia parte da alimentação dos índios guarani.


Festa Nacional do Pinhão em Lages, Santa Catarina
Festa Nacional do Pinhão em Lages, Santa CatarinaAnualmente, o município de Lages, localizado no estado de Santa Catarina, recebe a tradicional Festa Nacional do Pinhão, atraindo turistas para a cidade. Durante a festa são apreciados pratos típicos preparados à base de pinhão, como o entrevero, descrito acima, e o próprio pinhão cozido.

A primeira edição da festa ocorreu em julho de 1973. Nos anos seguintes, apesar de ter sido realizada algumas vezes, não manteve periodicidade constante. Em 1989 o evento foi relançado pela prefeitura de Lages que considerou aquela como a Primeira Festa Nacional do Pinhão. Visite a página oficial: http://www.festadopinhao.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário